VHDtoVMDK-VMDKtoVHD

Converter VHD para VMDK e VMDK para VHD

Muitas vezes nos deparamos com mudanças de plataforma, antigamente era sempre complexa e com alta carga de trabalho. Depois da era da virtualização tudo mudou e se tornou mais rápido e simples, porém cada fabricante parte para uma linha exclusiva de ferramenta de migrações, como a VMware possui o “VMware vCenter Converter”, a Microsoft possui o “System Center Virtual Machine Manager” e o “Microsoft Virtual Machine Converter Solution Accelerator”, e por ai vai… Sintetizando, uma maquina virtual é uma série de configurações que fazem interfaceamento com o hardware, portanto uma maquina virtual de um virtualizador pode ser facilmente recriada em outro virtualizador, exceto por um detalhe. O padrão do disco virtual. Alguns virtualizadores como o VirtualBox são capazes de utilizar qualquer padrão de disco virtual, outros como VMware e Hyper-v utilizam seus próprios padrões.

Irei mostrar uma forma simples de realizar a conversão do padrão “Virtual Hard Disk” (VHD) para “Virtual Machine Disk” (VMDK) e vice-versa de forma simples, sem complicações e com uma única ferramenta que faça tanto de VHD para VMDK quanto para VMDK para VHD.

Esta ferramenta é o WinImage, que pode ser adquirido pelo winimage.com/download.htm. A ferramenta não é gratuita, porém permite utiliza-la livremente por 30 dias sem restrições.

Então sem mais, vamos ao que interessa, os procedimentos operacionais.

  1. Acesse o site de download e baixe a ultima versão do instalador adequado para sua plataforma, caso não saiba se sua maquina é 32 ou 64 bits, opte pela versão 32 bits que funcionará normalmente.
    VDisk01
  2. Rode o instalador, onde será apresentado a tela de boas vindas, clique em avançar.
    VDisk02
  3. Caso vá utilizar o modo trial de 30 dias, deixe os campos de registro em branco e clique em avançar, caso adquira a ferramenta, insira os dados de registro.
    VDisk03
  4. Aceite os termos de licenciamento clicando em “I accept the License Agreement” e clique em avançar.
    VDisk04
  5. Selecione o destino onde será instalado o WinImage. Caso não queira customizar a instalação pode manter o local padrão e clique em avançar.
    VDisk05
  6. Selecione se quer que o programa crie os atalhos na área de trabalho e menu iniciar e clique em avançar.
    VDisk06
  7. Agora está tudo pronto para a instalação, clique em avançar para que a instalação se inicie.
    VDisk07
  8. Após o termino do processo de instalação com sucesso, o instalador informa a conclusão com sucesso, então clique em concluir.
    VDisk08
  9. Agora com o programa instalado, podemos ir direto ao ponto. Abra o programa recém instalado, acesse o menu Disk -> Convert Virtual hard Disk image…
    VDisk09
  10. Localize o disco virtual que deseja converter, podendo ser ele um VHD ou um VMDK, para isso selecione o tipo de disco que será convertido no menu inferior direito para poder vê-lo na janela de navegação, então selecione o arquivo e clique em abrir.
    VDisk10
  11. Selecione se o disco convertido será de tamanho dinamicamente alocado ou de tamanho fixo, no exemplo utilizei dinamicamente alocado por dois motivos, primeiro porque esta VM é de teste, e roda em minha maquina, quanto menor o arquivo para mim melhor, e segundo pelo tempo de conversão, que é extremamente mais rápido com dinamicamente alocado, porém a recomendação dos fabricantes para que se tenha melhor performance, menor fragmentação e não corra riscos de acabar o espaço em disco antes de inflar o disco, que se utilize discos de tamanho fixo.
    VDisk11
  12. Selecione o disco de destino, ou seja o formato que deseja ter depois da conversão, obviamente se utilizou na origem um VMDK como no exemplo, o disco de destino deverá ser um VHD. Caso a origem seja um VHD o destino deverá ser um VMDK. O importante aqui além de escolher o tipo do arquivo, o mesmo deverá ter sua extensão preenchida manualmente no nome do arquivo. Creio que este seja o único ponto de atenção de todo procedimento, de tão simples que é.
    VDisk12
  13. Uma janela de progresso será apresentada. Neste momento sua maquina iniciará um alto I/O no disco, então recomendo que não utilizem a maquina que esteja em conversão, primeiro porque vai estar extremamente lento e segundo para evitar problemas no meio da conversão e perder o trabalho.
    VDisk13
  14. Após a conversão, note que haverá o disco virtual em ambos formatos, portanto você terá que ter basicamente espaço livre relativo ao tamanho do disco de origem. Esta diferença gritante do tamanho do disco é que o mesmo se encontra zerado, e o VMDK possui muito mais informações de referencia que no VHD. Em discos com informação a diferença não é tão relevante.
    VDisk14

Agora é só criar uma maquina virtual com as mesmas características da maquina de origem e utilizar o disco convertido. Muito simples e funciona para portabilidade de qualquer plataforma de virtualização para qualquer outra plataforma de virtualização.

 

The following two tabs change content below.
Atua como Analista de Segurança da Informação Sênior em uma empresa de consultoria de Segurança da Informação e Tecnologia do interior de São Paulo. Trabalha com computação desde 1998 e iniciou suas atividades como Analista de Segurança da Informação em 2002 prestando consultoria e participando de projetos voltados a Segurança da Informação. Também é sócio de uma empresa de soluções de Alta Disponibilidade.
  1. Pingback: Converter VHD para VMDK e VMDK para VHD | Arquivos Tecnológicos

  2. Tem alguma diferença em converter com WinImage de ” 32Bits ou 64Bits” com Destino pra Windows 7 de 64Bits?
    Ou Seja queremos saber se ao utilizar um Windows 7 64Bits é preciso instalar o WinImage também de 64Bits!?

    • Não há necessidade de se utilizar a versão de 64bits, mais ele roda otimizado. O Windows vem com bibliotecas para compatibilidade de aplicativos de 32bits mesmo em sistemas de 64bits.

Deixe uma resposta