Entrepreneur

O que é ser empreendedor?

Olá, estou iniciando neste fantástico mundo do empreendedorismo e ainda tenho muito que estudar e aprender, mas já sei que alguns pensamentos, ideologias e estratégias de Marketing não condizem com a mentalidade e visão da maioria dos grandes empreendedores.

Na internet, é muito fácil encontrar anúncios do tipo: “Torne-se um milionário com este treinamento”; “Seja o maior Expert no assunto XPTO com este e-book”; “Ganhe XX mil reais sem sair de casa”; “Imagem de pessoas no carro da Ferrari com o anúncio – conquiste você também”.

Não estou criticando as empresas que utilizam estas “frases de impacto” para gerarem vendas e receitas. Apenas alertando ao público de algumas situações, entre elas:

  • Não se torna um Expert no assunto que for, somente com um treinamento ou a compra de um livro (por melhor que seja). São necessários anos de atuação na frente corporativa para se tornar um Expert em algum assunto, além de diversas fontes de “estudo + aprendizado + experiência profissional + dedicação”.
  • Algumas empresas vendem a ilusão de uma Ferrari na garagem através de “tal acontecimento”, porém, alguns dos anunciantes não possuem a tal Ferrari da propaganda.
  • Ganhos extras acima de R$ 10, 20 mil reais. Se realmente fosse tão fácil como parece nos anúncios ganhar estes valores sem sair de casa e trabalhando em horário flexível, acredito que o Brasil já estaria em outra posição.

Algumas visões e pensamentos deturpados do Novo Empreendedorismo, na minha opinião:

  • Ser empreendedor para tornar-se milionário
  • Acreditar que empreender significa trabalhar menos e ganhar muito mais
  • Acreditar que o sucesso vem rápido e fácil
  • Adotar o pensamento que “time que está ganhando não se mexe”
  • Atuar no novo (mercado digital, empresas digitais, novas empresas) com o pensamento e visão da Era Industrial
  • Investir rios de dinheiro no Marketing tradicional e ignorar o Marketing Digital
  • Não valorizar os profissionais a sua volta como um membro fundamental para a conquista e resiliência do seu sonho.

Definitivamente este artigo não é motivacional (rsrs). Porém, entendo ser pertinente as colocações acima para contextualizarmos o empreendedorismo.

Os alertas que fiz nos parágrafos anteriores podem servir como alerta para os jovens e iniciantes no mundo corporativo. Precisamos entender que não existe nada de graça, nada vem fácil na vida (ainda mais no empreendedorismo). O que existe é trabalho duro, muita persistência, receber vários nãos, ser resiliente, aprender com os erros, errar e mudar rápido, estar aberto ao novo, passar horas aguardando uma reunião de 15 minutos, justificar-se devido ao atraso de 3 horas no voo, assimilar culturas diferentes, entre outros.

Afinal, o que é ser empreendedor?

A seguir, algumas frases de pessoas que me inspiram e que costumo estudar, que fletem um pouco da visão de ser empreendedor:

  • Silvio Santos – Pergunta: Qual o segredo para o seu sucesso? “Resposta: 1% Inspiração, 99% transpiração”
  • Abílio Diniz – Entrevista para Endeavor Brasil. “Empreender é criar, é fazer alguma coisa que venha a contribuir para a sociedade, para o meio ambiente, alguma coisa que agregue algo a mais do que já tem”. E completou com a seguinte frase: “Coloque como meta pessoal SER FELIZ”
  • Marcelo Tas – Entrevista para Endeavor Brasil. “Empreender é expandir algo para fora do seu corpo físico”
  • Reid Hoffman (Co-Fundador do Linkedin) – “Empreender é se jogar de um precipício e construir um avião durante a queda”
  • Albert Einstein – Sobre mudanças “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”
  • Dalai Lama – “Abra seus braços para as mudanças, mas não abra mão de seus valores”. – “Só existem dois dias no ano que não podemos fazer nada, um se chama ontem e o outro amanhã”.

Alguns especialistas na área, dizem que empreender é mudar o mundo, mudar a forma de realizar as coisas, trazer melhorias, benefícios, construir um lugar melhor, um bairro melhor, uma cidade melhor, um mundo melhor.

Entendo que empreender é uma combinação de vários fatores, entre eles: Ter a possibilidade de pensar, atuar, errar, agir, corrigir, melhorar, conquistar, lutar, viver e se relacionar. E para termos sucesso como empreendedores precisamos fazer 20, 30, 50% a mais que fazíamos antes.

A internet possibilitou um mundo de novas possibilidades, de novos negócios, de novas formas de ganhar dinheiro. Afinal, o que seria do Facebook, Google, Linkedin, Twitter, Uber, Waze, Terra, Uol, entre outros, sem a internet?

Acredito que os novos negócios e empreendimentos devam nascer com os conceitos de “negócios digitais” incorporados em seu DNA. Outro grande aliado nesta nova era é o Marketing Digital, que promove a visibilidade da sua empresa na internet e o relacionamento com os clientes de forma mais próxima, assertiva, escalável e abrangente. Existem diversos livros e artigos interessantes sobre Marketing Digital e recomendo a leitura.

Para finalizar o artigo, seguem algumas situações, visões e filosofia de vida que alguns empreendedores de sucesso costumam tem em comum:

  • São filantrópicos, doam parte das fortunas acumuladas no decorrer de décadas de trabalho duro
  • Os empreendedores de sucesso, em vez de reclamarem, buscam soluções, pulam obstáculos, superaram barreiras, caem e levantam, 1, 2, 100 vezes se for necessário
  • Cercam-se de pessoas competentes, confiáveis e trabalhadoras
  • Buscam, durante toda a trajetória profissional, mentores (pessoas que já chegaram lá e sabem o caminho para ensinar). Mesmo grandes empreendedores possuem mentores até hoje.
  • São humildes, respeitam as pessoas, as diferenças e diversidades
  • Entendem que no amanhã podem fazer melhor que hoje
  • Buscam meios e atitudes para melhorar a vida do próximo, do bairro, da cidade, dos funcionários da empresa
  • Não entram na zona de conforto
  • Compartilham as conquistas e absorvem em silêncio as derrotas
  • Acreditam em um Brasil melhor, um mundo melhor
  • Sonham grande e criam estruturas e condições para alcançarem seus objetivos
  • Dedicam parte do seu tempo para ações sociais e humanitárias

Enfim, esta era a visão que queria passar. Fiquem à vontade para comentarem, compartilharem ou divergirem.

 Gustavo de Castro Rafael

Consultor com mais de 7 anos de experiência nas áreas de Governança de TI, Gestão de TI e Segurança da Informação. Responsável por diversos projetos em empresas de médio e grande porte nos setores de saúde, alimentício, industrial, financeiro, sucroenergético e serviços.

Maiores informações, acesse o meu perfil no Linkedin

Obrigado!

Imagem de: www.bridgeport.edu

The following two tabs change content below.
Fundador da PDCA TI - Consultoria & Treinamentos. Atuação nos clientes de diversos segmentos e porte, visando a análise e evolução do nível de maturidade dos processos das áreas de Tecnologia da Informação (Governança de TI, Gestão de TI e Infraestrutura) e Segurança da Informação. Palestrante em diversos fóruns, empresas e universidades. Professor dos cursos online e presenciais promovidos pela PDCA TI. Maiores informações, acesse o site www.pdcati.com.br. Graduado em Sistemas de Informação; Pós-graduado em Governança de TI; MBA em Gestão da Segurança da Informação. Certificações: ITIL v3; COBIT; ISO 20000; ISO 27002; Amazon Contato: [email protected]

Latest posts by Gustavo de Castro Rafael (see all)

Deixe uma resposta